Por Claudia Lima
Foto: Quatro Marcos Notícias
A cidade de São José dos Quatro Marcos sediou entre os dias 27 de abril à 01 de maio, a Terceira Copa Paulo Henrique de Futebol de Base. O evento foi realizado por Manga Rosa Eventos Esportivos & Escola Furacão de Quatro Marcos, com apoio da Prefeitura de Quatro Marcos.
Durante a competição participaram, 14 equipes, sendo elas de diversas cidades do estado de Mato Grosso: equipes da cidades de Cuiabá, Varzea Grande, Jaciara, Acorizal, Poconé, Pontes e Lacerda, Campo Novo dos Parecis e Cáceres.
Os jogos foram realizados no Estádio Domingos Fagundes, Estádio da Vila Nova, e campo do Asa Branca, e contaram com a presença de muitos entusiastas do futebol.
Manga Rosa afirmou que a copa teve o propósito de integrar atletas e revelar novas promessas do futebol, fazendo do evento uma vitrine para outros times.
Segundo Aguinaldo Borgati, Chefe do Departamento de Esportes de Quatro Marcos e um dos
organizadores da Terceira Copa Paulo Henrique de Futebol de Base, a busca de atletas para as categorias de base é um processo permanente de seleção, em especial no futebol, já solidificado como um dos esportes mais populares do mundo; sendo assim observadores técnicos do Palmeiras, Fluminense e Flamengo estiveram no evento a procura de talentos, destacou Agnaldo.
“Espero que todos tenham gostado, pois mobilizamos os nossos esforços para receber todos da melhor forma possível em nossa cidade, e que todos tenham tido a oportunidade de conhecer um pouco da nossa cidade, cultura, culinária e hospitalidade”, afirmou. “Desejo um bom retorno para todos e, se Deus quiser, no próximo ano nos encontraremos novamente aqui”, disse o prefeito Ronaldo Floreano.
Caça Talentos
Quem prestigiou o evento, pode observar uma disputa entre os observadores técnicos de para escolher atletas para fazer testes em equipes renomadas do futebol brasileiro. Com um boné na cabeça, e roupa esportivas dos clubes aos quais representam, os chamados “olheiros” não perdiam um detalhe, e ao final de cada partida escolhiam o garoto que mais chamou atenção.
Entre os jovens que desfilam sobre o campo, alguns chamaram a atenção dos observadores tecnicos: Miguel, de 12 anos de São José dos Quatro Marcos, que dribla com uma facilidade desconcertante os adversários, e fazedor de belos gols irá fazer teste nas equipes do Palmeiras e Flamengo. Miguel já vem sendo monitorado há mais de ano pela equipe do Desportivo Brasil de São Paulo.

“O segredo é ir a longínquas cidades brasileiras, e contar com a sorte, pois ali tem um garoto bom de bola, e por isso estamos aqui para observar e levar o futuro Neymar para fazer teste no Palmeiras”. Disse Sergio Passarinho, observador técnico do Palmeiras.
"O que a gente observa são caraterísticas de um bom jogador: facilidade de lidar com a bola, posicionamento, o jeito que ele fala com o companheiro dele dentro de campo, tudo influencia", afirmou Ricardo, observador técnico do Flamengo.
